domingo, 30 de agosto de 2009

Em busca do entrosamento, 10 dos 13 jogadores do Suns já estão treinando juntos

Se tem uma coisa que atrapalhou bastante o Suns na temporada passada, certamente foi a falta de entrosamento. No começo dela, o time parecia muito desconfortável com o estilo adotado pelo técnico Terry Porter. Depois, quando a coisa parecia estar melhorando um pouco, aconteceu aquela troca em que o Suns mandou pro Bobcats Raja Bell, Boris Diaw e Sean Singletarry (alguém lembrava ainda dele?) por Jared Dudley e Jason Richardson. Daí, após a demissão de Terry Porter, quando o time parecia que ia decolar, Amaré Stoudemire machuca o olho e perde o resto da temporada, e o time volta à estaca zero.

Para evitar esse problema, dez dos treze jogadores do Suns já estão em Phoenix treinando. Os únicos que não estão presentes são Goran Dragic, Leandrinho Barbosa (ambos jogando pelas suas respectivas seleções) e Jason Richardson (que provavelmente chegará depois do dia 7 de setembro. Com isso, esperamos ver os jogadores bem mais confortáveis nos primeiros jogos, o que é muito importante, já que o Suns começa com uma pedreira em cima da outra, e deixar pra pegar o rítimo da temporada só depois de alguns jogos não é uma opção.

sábado, 29 de agosto de 2009

Sinais de vida

Pessoal, fiquei sem postar vários dias pois me mudei na quinta e o apartamento tá uma zona completa, daí andei bem sem tempo pra postar. Amanhã vou escrever sobre os últimos fatos envolvendo Amaré e Richardson, assim como a participação do Leandrinho na Copa América de Basquete, já que eu finalmente sai da Sibéria e tenho tv a cabo, além de uma internet de verdade pra finalmente poder assistir o League Pass.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Shaq Vs. é um plágio?

Na verdade, tá mais pra "espionagem industrial". Se você não conhece o reality show, é um programa onde Shaquille O'Neal (ex-pivô do Suns, trocado nessa temporada para o Cleveland Cavaliers) enfreta outros esportistas nos seus esportes. Tipo ele pegar e correr uns 100 metros contra a atual sensação do Globo Esporte, Usain Bolt.

Até aí, tudo bem, pode parecer bem engraçado e tal, mas vocês sabiam que ele "pegou emprestada" a idéia de Steve Nash sem ele saber? Pois é, Shaq é conhecido por "aprontar umas" com os ex-companheiros de time, geralmente é soltando o verbo, mas dessa vez a coisa foi um pouco diferente. Steve Nash é conhecido por diversos empreendimentos fora o basquete, como o "Facebook para esportistas", o site I Beat You, além de ser sócio de um dos times de futebol da liga de futebol feminino americana.

Para resolver esse problema, Nash recebeu uns trocados e um posto na equipe do programa. Eu ainda não assisti nenhum programa, mas ver Shaq se matando em outros esportes provavelmente é bem mais engraçado que o Nash, já que ele não pesa 300kg.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Suns assina com Taylor Griffin

Agora é oficial: Taylor Griffin, irmão mais velho da primeira escolha deste ano: Blake Griffin, assinou o contrato com o Suns. Os termos do contrato não foram divulgados, mas provavelmente devem ser o salário padrão de uma escolha de segundo round: cerca de 800 mil dólares por temporada.

Griffin teve médias de 9.6 pontos e 5.8 rebotes no seu último ano de faculdade em Oklahoma, já nas ligas de verão, ele teve médias de 6 pontos, 3 rebotes e 1 roubo de bola. O ala provavelmente vai jogar bem pouco nessa temporada, ficando mais tempo na D-League mesmo, já que em Oklahoma ele jogava de Power Forward, e, na NBA, terá que desempenhar a posição de Small Forward, por não possuir tamanho para a outra posição.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Possíveis Formações do Suns

Li faz um tempo (e não lembro o link de cabeça) um post num fórum sobre as prováveis formações que o New Jersey Nets iria adotar com o elenco atual durante a próxima temporada e resolvi fazer o mesmo por aqui:

Time Titular:
PG: Steve Nash
SG: Jason Richardson
SF: Grant Hill
PF: Amaré Stoudemire
C : Channing Frye

Comentários:
Eu duvido muito que o Suns vá fazer algo diferente do que isso para começar os jogos, mesmo muito analista dizendo que Leandrinho provavelmente comece na posição 2 e J-Rich seja movido para a três, isso seria acabar completamente com qualquer resquício de defesa que o time possa ter. Fora isso, Amaré vai ter o espaço que precisa para patrolar o garrafão adversário inteiro. A principal deficiência dessa formação vai ser nos rebotes mesmo, já que ninguém é um bom reboteiro no time titular.

Formação Defensiva:
PG: Goran Dragic
SG: Grant Hill
SF: Jared Dudley
PF: Louis Amundson
C : Robin Lopez

Comentários:
Essa formação provavelmente nunca vai ver a luz do dia, mas é o melhor em termos de defesa que o nosso time tem a oferecer. Goran é mais alto e mais veloz que Nash, além de já ter tido ótimos momentos contra Tony Parker nas partidas da Euroliga, Grant Hill é um sólido defensor, Jared Dudley, Louis Amundson e Robin Lopez são "raça" (o que eles costumam chamar de hustle) pura. Esse tipo de formação é como o time do Charlotte Bobcats do ano passado, parava qualquer um, mas não marcava mais de 80 pontos nunca. Talvez, uma alteração a ser feita ali naquela formação é o novato Earl Clark no lugar de Amundson, apesar de eu não ter conseguido ver um minuto do rapaz em quadra e gostar muito de Sweet Loul.

3-Pontos/Espaço total para Amaré/Contra Ataques
PG: Steve Nash
SG: Leandro Barbosa
SF: Jason Richardson
PF: Jared Dudley
C: Amaré Stoudemire

Essa seria a melhor formação para Stoudemire agir e o Suns executar um "Pick and Roll" atrás do outro, assim como nos velhos tempos, Amaré faz a parede, Nash passa por ela, ou passa pro Amaré livre, ou pra algum dos arremessadores ou ele mesmo dá conta do recado. O principal problema dela é a defesa mesmo, que vai lá em baixo.
Essa formação também seria aquela pra vencer os outros times na correria total, durante alguns períodos nos jogos e conseguir algumas "runs", forçando os contra-ataques com vários atletas correndo para a cesta. Provavelmente o Leandrinho chega antes do outro lado da quadra antes de a gente conseguir fast-break, mas, se ele tiver marcado, ainda tem.

Garbage Time:
PG: Goran Dragic
SG: Alando Tucker
SF: Taylor Griffin
PF: Earl Clark
C: Robin Lopez

Essa é aquela típica formação de "ou deu tudo certo e não tem como esses pirralhos estragarem o jogo" ou "fodeu, vamos sair daqui antes que fique mais humilhante ainda". Espero vê-la mais pela primeira explicação do que pela segunda.

Rotação Normal:

Titulares
PG: Steve Nash
SG: Jason Richardson
SF: Grant Hill
PF: Amaré Stoudemire
C: Channing Frye

Banco:
6: Leandro Barbosa
7: Jared Dudley
8: Louis Amundson
9: Goran Dragic
10: Robin Lopez

Se chegar a uma rotação de 10 homens, vou ficar surpreso, acredito que os minutos da armação serão dividido entre Nash, J-Rich e Barbosa mesmo, com Dragic jogando menos de 15 minutos por partida. Jared Dudley teve uma boa segunda metade de temporada e provavelmente vai ganhar tempo para mostrar que aquilo não foi nenhuma síndrome de "Darius Milles". Amundson vai ser o reserva principal do garrafão e provavelmente também vai melhorar um pouco as suas médias do ano passado, a menos que Robin Lopez consiga roubar minutos dele.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sasha não jogará no Suns

Ao que tudo indica, o europeu será ou trocado, ou será cortado do time, já que seu contrato de 5 milhões tem apenas 1.5 milhões garantido. Marc Cornstein, o agente do jogador, foi informado pelo Suns para tratá-lo como um free agent, procurando algum time que esteja interessado no atleta. Segundo ele, o jogador provavelmente já terá uma casa nova até o fim da semana, pois está discutindo seriamente com três ou quatro times. Falta apenas saber se o jogador será cortado ou trocado, pois não seria nada mal o Suns arranjar mais um armador ou um pivô, nem que seja só por garantia.

Calendário 2009/2010

Foi liberado agora pouco o calendário da temporada de 2009/10 do Phoenix Suns. Você pode conferí-lo aqui.

Como podemos notar, o Suns aparecerá em 25 jogos pela TV nacional, um na ABC, dez na ESPN, sete na TNT (meu canal preferido pra assistir basquete, assim como a da maioria dos fãs) e sete na NBATV, onde Gary Payton e Chris Webber acham que são o Charles Barkley e o Kenny Smith fazendo aquelas piadinhas deles. Algumas são boas, mas outras bem forçadas.

O primeiro jogo da temporada será fora de casa, no dia 28 de outubro contra o Los Angeles Clippers, provavelmente porque vai ser bonitinho botar Blake Griffin jogando contra seu irmão mais velho, Taylor Griffin (isso se ele conseguir uma vaga no plantel do Suns até o começo da temporada, já que o seu contrato não é garantido).

O primeiro jogo dentro de casa será contra o Golden State Warriors, no dia 30. Não sei quanto a vocês, mas, para mim, não tem coisa mais bonita do que um Suns x Warriors, é uma correria desgraçada, bolas de 3 pra lá e pra cá e o placar alto pra caramba, se você quer convencer alguém a começar a assistir basquete, esse jogo é uma ótima oportunidade. Fora isso, o Suns ainda vai jogar no dia do natal contra o Clippers novamente.

Em breve, uma análise do calendário mais detalhada.