quinta-feira, 6 de maio de 2010

Steve Nash e Amaré Stoudemire são escolhidos para o All NBA 2nd Team

Parabéns para os dois jogadores do Suns, novamente escolhidos entre os melhores da NBA.

A NBA divulgou hoje a lista dos times ideais da temporada. Parabéns para Steve Nash e Amaré Stoudemire, que foram escolhidos para o segundo time ideal da liga. Para o primeiro time, foram escolhidos Dwight Howard, Dwyane Wade, Kobe Bryant, LeBron James e Kevin Durant, reconhecimento mais do que merecido para o ala que recém está no seu terceiro ano de liga.

Nash recebeu 24 votos de primeiro time, o melhor resultado dos que ficaram no "time B" da NBA. Além dele e de STAT, Dirk Nowitzki, Carmelo Anthony e Deron Williams foram os escolhidos. No terceiro time, Tim Duncan, Paul Gasol, Joe Johnson, Brandon Roy e Andrew Bogut foram os escolhidos. É a primeira vez que o pivô do Milwaukee Bucks foi selecionado para um All NBA, apesar de eu achar que faltou terem colocado Brook Lopez num desses times.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pré-Jogo Suns e Spurs (Jogo 2)

É isso que o Suns precisa fazer hoje para ampliar a liderança: jogar mais como time e distribuir mais os pontos e assistências.

Pra começar, é muito bom ver o Suns não começando uma série já devendo um jogo como na do Blazers, muito bom mesmo. O time jogou bem na partida contra o mau (quer dizer, o Spurs) e, com um show de Steve Nash no começo (17 pontos no primeiro quarto se bem me recordo) meio e fim do jogo, além de Amare Stoudemire e Jason Richardson, o Suns venceu a primeira partida. 

Aliás, foi meio estranho dessa vez. Apenas os 3 'grandes jogadores' das duas equipes tiveram boa pontuação, de resto, ninguém foi grande coisa. George Hill, que tinha roubado a titularidade de Tony Parker, jogou mal, Richard Jefferson também, Channing Frye, Jared Dudley, Leandrinho e Goran Dragic, idem. Nesse segundo jogo, qualquer um desses seis jogadores pode ser o fator decisivo, já que está bem claro que as estrelas vão conseguir os pontos, rebotes e assistências deles, mas quem tem o melhor elenco de apoio?

Pra hoje, o Suns vai usar aquele uniforme latino dos "los Suns" em protesto contra a nova lei de imigração do Arizona (de longe o estado mais redneck dos Estados Unidos), que torna um crime não portar documentação regularizada, caso você seja um imigrante. Algo tipo os militares e policiais costumavam fazer antigamente, de prender quem não andava com a carteira de identidade.

Mas chega de enrolar, o que encontraremos hoje? Eu acho que o Spurs volta com tudo. Ou George Hill ou Richard Jefferson vão ter uma boa partida, não sei qual dos dois, mas aposto mais no primeiro. Talvez Tony Parker comece como titular nessa partida, se o Spurs perder (e a gente espera muito isso), aposto a vida que ele começa na próxima. Do lado do Suns, eu espero que o banco melhore um pouco a pontaria, pois na última partida acertou apenas 7 arremessos em 19 tentados, algo como 37% de aproveitamento. 

Outra coisa que eu espero ver mais são as assistências, o Suns teve muito poucas. Apenas Grant Hill e Channing Frye deram assistências fora Steve Nash. Isso denota falta de movimentação no ataque, tá certo que o Spurs não teve muito mais (apenas duas a mais) assistências que nós, mas um ataque que não flui é muito perigoso, numa noite inspirada, o time até vence, mas e quando todo mundo "tá frio"?

Parece que não é  hoje que Robin Lopez volta, desde as últimas notícias, de que ele tinha praticado com o time no fim de semana e tinha sentido uma falta de força na perna na segunda, nada foi liberado para a imprensa. Será uma surpresa muito bem recebida se o pivô retornar, e uma pena para Tim Duncan.

O jogo de hoje começa às 22h do horário de Brasília, sendo transmitido pena TNT.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Robin Lopez não joga hoje

Robin Lopez em uma de suas últimas partidas com o Suns nessa temporada. Quando será que vamos vê-lo de volta?

O Phoenix Suns anunciou que Robin Lopez não vai participar da partida de hoje à noite contra o San Antonio Spurs pois sua perna direita ainda não está forte o suficiente para o rítimo de jogo. Com o deslocalmento de um dos discos da coluna, algum nervo da perna foi pressionado, e isso causou essa dormência e falta de força. A perna estava boa no treinamento do domingo, mas não se recuperou bem dele, e Robin não participará do jogo hoje, mas é certo que ele ainda volta para essa série para causar pesadelos a Tim Duncan na defesa. Dessa forma, Jaron Collins começa como titular novamente, com Channing Frye vindo do banco após ele levar as três faltas costumeiras nos primeiros 5 minutos de partida.

Pré-Jogo Suns e Spurs (Jogo 1)

O Phoenix Suns recebe hoje à noite o San Antonio Spurs no primeiro jogo da segunda rodada dos Playoffs de 2010. Quem diria, eu jurei que ia dar Suns e Mavs, mas no fim eles acabaram amarelando e cá estamos nós de novo enfrentando os texanos de preto em vez dos texanos de azul.

Para começar, é essencial o Suns vencer hoje, ainda mais jogando em casa. Esse time não pode perder jogos em casa para o Spurs ou pode botar tudo a perder. O Suns talvez ainda não conte com Robin Lopez hoje, mesmo ele já tendo sido liberado para treinamentos com o time todo. Eu gostaria muito que ele voltasse hoje, nem que fosse por 5 ou 10 minutos. Tim Duncan sofreu contra o nosso cabeludo na última partida, além dele distribuir porradas a vontade no Spurs e nos presentear com a cara de choro do Ginobili.

O fator principal para hoje, na minha humilde opinião, é fazer Jason Richardson jogar bem. Ele foi demais na série contra Portland, provavelmente o jogador mais importante da série toda. Ele tem que continuar assim, o Suns não pode depender apenas de Steve Nash (que tá com um probleminha no quadril) e de Amaré Stoudemire. Caso o time tenha que depender dos dois, alguém do banco tem que ajudar, seja Frye, seja Dudley ou até Dragc/Leandrinho, mas o ideal mesmo seria se J-Rich jogasse muito hoje, metendo uns 10 ou 12 pontos no primeiro quarto, como ele fez contra o Blazers em várias oportunidades.

Mais uma coisa. Não dar rebotes ofensivos demais para o Spurs. Rebotes são a principal ferramenta utilizada contra o Suns para os times adversários nos buscarem no placar. Já cansei de ver nessa temporada uma liderença de 20 pontos evaporar depois de 3 ou 4 rebotes ofensivos. O Suns venceu o duelo de rebotes contra o Blazers, mesmo nas partidas em que perdeu. Seria muito bom continuar a ver o time com esse desempenho contra Tim Duncan e Antonio McDyess.

A partida começa às 23h30, em mais um horário "daqueles" pra quem tem que levantar às 6h30 da manhã no dia seguinte pra ir pra aula/trabalho. Até lá!

sábado, 1 de maio de 2010

A rivalidade

Ah... rivalidade, que palavrinha bem danada essa. Rivalidade é aquilo que nos faz nos esformarmos mais, darmos tudo de si contra um adversário "favorito". Eu vivo na terra da rivalidade. Amanhã temos Grenal aqui (a "maior" rivalidade do Brasil, já que gaúcho tem mania de grandeza) e vão ficar enchendo o saco na TV com isso o dia todo. Com sorte, o Grêmio ganha de novo, mesmo tendo uma vantagem de dois gols, só vou ter que me segurar, pois meu sogro é colorado e eu vou almoçar lá amanhã. Enfim, onde estávamos? Ah sim, a tal da rivalidade.

Ela não é tão assim na NBA. Lá, as rivalidades são mais entre jogadores ou circunstanciais. Uma grande rivalidade começou entre o Mavs e o Suns depois de Steve Nash ter saído do Texas para assinar com o time do Arizona em 2004. Outra grande rivalidade "reviveu" quando Lakers e Celtics voltaram a ser times de respeito. Cavs e Magic viraram uma rivalidade comentada pela imprensa depois do Magic mandar o Cavs pra casa nos Playoffs do ano passado. Nenhum desses casos se compara à rivalidade de Suns e Spurs.

Desde os anos 2000, os dois times se enfrentaram 6 vezes nos playoffs. O Suns venceu os primeiros dois confrontos da década e o Spurs os 4 seguintes. Aliás, Steve Nash nunca venceu Tim Duncan em uma disputa de pós-temporada, nem no Mavs, nem no Suns. Amaré Stoudemire é outro que também nunca venceu. Da última série, apenas os dois, Grant Hill e Leandrinho ainda estão no Suns. Do lado do Spurs, Tony Parker, Manu Ginobili, Tim Duncan e Matt Bonner são os jogadores que ainda restam.

Nesse ano, o Suns venceu o a série de 2 a 1, sendo uma vitória com o Spurs baleado e Channing Frye acertando tudo o que arremessava, uma derrota no fim da temporada num jogo apertado e outra vitória naqueles últimos confrontos que iam decidir quem pegava quem nos playoffs, apesar de George Hill não ter participado. Nessa partida, vale ressaltar, Robin Lopez já não estava com o time devido à contusão nas costas.

E o que podemos esperar dessa série? Sinceramente, eu não sei. Eu espero que o Suns vença, de verdade. Mas para tal, o time vai precisar de 7 jogos e que Robin Lopez volte em algum ponto da série, para que o time não precise dobrar tanto a marcação em Tim Duncan, e que Amaré Stoudemire jogue como tem jogado ultimamente contra Duncan - destruindo no ataque, enterrando até a mãe. Outro fator para a série será Jason Richardson, ele vai ter que defender Ginobili e ser útil no ataque, se J-Rich começa 'quente' no ataque, é vitória do Suns, senão, as coisas complicam. Poderia ficar aqui falando de todas as variáveis possíveis e imagináveis para a série, mas essas são as mais importantes, as mais decisivas.

Quando eu comecei a ver jogos da NBA, foi bem na época daquela série de 2006/07 que o Suns ficou no quase. Depois, teve a de 2007/08 que o Suns mal durou, e que parecia que Boris Diaw tinha acordado pra vida de novo. eu estou 0-2 contra o Spurs. Vamos ver se nesse ano dá pra diminuir a diferença.

A série começa na segunda, dia 3 às 23h30 do horário de Brasília. GO SUNS!