quarta-feira, 16 de junho de 2010

A misteriosa saída de Steve Kerr e a extensão de Amare Stoudemire

Os fãs do Phoenix suns ficaram surpresos com a notícia de ontem. Steve Kerr anunciou ontem que abandonou as negociações de renovação do contrato e que voltaria a trabalhar como analista de televisão durante os jogos. Muita especulação vem sendo feita sobre os motivos que teriam levado o GM do Suns a não renovar seu contrato após essa temporada, que foi considerada um sucesso, já que para muitos dos especialistas, o Suns quando muito chegaria aos playoffs, quem dirá às finais do Oeste.

Dente as possíveis alegações para a saída de Steve Kerr, há o rumor de que Robert Sarver havia pedido para que ele reduzisse seu salário em 10%, um belo bônus pelo sucesso na temporada passada ou o real valor de Kerr após três anos envolvidos em polêmicas sobre trocas e escolhas de técnicos?

E mais: como essa saída afetará nas discussões sobre a extensão de contrato de Amaré Stoudemire e no Draft, que já é na semana que vem?

Sinceramente, eu acho que essa renúncia veio na pior hora possível. Já havia sinais bem alarmantes de que Stoudemire poderia deixar o Suns ao fim dessa temporada, sem nem um GM para saber qual vai ser a posição do time, as coisas só pioraram para o nosso lado.

Segundo o Arizona Central, foi oferecido a Kerr duas opções de extensão, a primeira de um ano com o mesmo salário atual e a segunda com três anos e os mesmos salários que ele recebeu nesses três (ou seja, ele receberia no ano que vem o mesmo que ele recebia em 2007 e assim por diante, o que faria o salário dele cair em 10% no próximo ano). Como o time ainda está pagando os 2 milhões e meio que faltam dessa temporada a Terry Porta, Kerr não esperava nenhum aumento, e para influenciar mais ainda na sua decisão, o cargo de Doug Collins ficou vago na TNT, empresa que ele trabalhava antes de ir para o Suns, então ele decidiu pela televisão em vez do time.

Eu particularmente acho essa saída dele perigosa. Não por ele, obviamente, eu não gostava do trabalho dele, acho que a temporada passada foi mais mérito do time e do técnico do que do GM. Kerr tinha talento em assinar com free agents e ao draftar, mas em matéria de trocas, foi um sério problema pros nossos corações, mandando Shawn Marion longe pra nada, e Diaw e Bell por Richardson e Dudley, troca que só deu certo um ano depois. Ok, os jogadores draftados também só funcionaram um ano depois, mas ainda assim, essa demora de um ano pra tudo o que ele faz funcionar é um defeito. Não adianta fazer tudo agora pra ter efeito lá na frente, o mundo vive de resultados agora e não de visionários.

Enfim, como eu ia dizendo, com a saída dele, Stoudemire está mais longe do Suns, isso é um fato. Ao novo GM vai caber tentar assinar a extensão com STAT, draftar dois jogadores lá pro fim do draft (ou seja, só vai pegar lixo ou alguém que ninguém mais sabia quem era) e tentar trocar Leandrinho e Jason Richardson, caso Stoudemire deixe o time. Quem será que vai se habilitar pra essa pedreira?

Um comentário:

  1. Quem sabe se ele não saiu por pedido do próprio Stoudemire para renovar com o Suns, já que na janela deste ano, Stat disse várias vezes que se sentiu desprestigiado no time.. pode ser isso.

    ResponderExcluir