sábado, 1 de maio de 2010

A rivalidade

Ah... rivalidade, que palavrinha bem danada essa. Rivalidade é aquilo que nos faz nos esformarmos mais, darmos tudo de si contra um adversário "favorito". Eu vivo na terra da rivalidade. Amanhã temos Grenal aqui (a "maior" rivalidade do Brasil, já que gaúcho tem mania de grandeza) e vão ficar enchendo o saco na TV com isso o dia todo. Com sorte, o Grêmio ganha de novo, mesmo tendo uma vantagem de dois gols, só vou ter que me segurar, pois meu sogro é colorado e eu vou almoçar lá amanhã. Enfim, onde estávamos? Ah sim, a tal da rivalidade.

Ela não é tão assim na NBA. Lá, as rivalidades são mais entre jogadores ou circunstanciais. Uma grande rivalidade começou entre o Mavs e o Suns depois de Steve Nash ter saído do Texas para assinar com o time do Arizona em 2004. Outra grande rivalidade "reviveu" quando Lakers e Celtics voltaram a ser times de respeito. Cavs e Magic viraram uma rivalidade comentada pela imprensa depois do Magic mandar o Cavs pra casa nos Playoffs do ano passado. Nenhum desses casos se compara à rivalidade de Suns e Spurs.

Desde os anos 2000, os dois times se enfrentaram 6 vezes nos playoffs. O Suns venceu os primeiros dois confrontos da década e o Spurs os 4 seguintes. Aliás, Steve Nash nunca venceu Tim Duncan em uma disputa de pós-temporada, nem no Mavs, nem no Suns. Amaré Stoudemire é outro que também nunca venceu. Da última série, apenas os dois, Grant Hill e Leandrinho ainda estão no Suns. Do lado do Spurs, Tony Parker, Manu Ginobili, Tim Duncan e Matt Bonner são os jogadores que ainda restam.

Nesse ano, o Suns venceu o a série de 2 a 1, sendo uma vitória com o Spurs baleado e Channing Frye acertando tudo o que arremessava, uma derrota no fim da temporada num jogo apertado e outra vitória naqueles últimos confrontos que iam decidir quem pegava quem nos playoffs, apesar de George Hill não ter participado. Nessa partida, vale ressaltar, Robin Lopez já não estava com o time devido à contusão nas costas.

E o que podemos esperar dessa série? Sinceramente, eu não sei. Eu espero que o Suns vença, de verdade. Mas para tal, o time vai precisar de 7 jogos e que Robin Lopez volte em algum ponto da série, para que o time não precise dobrar tanto a marcação em Tim Duncan, e que Amaré Stoudemire jogue como tem jogado ultimamente contra Duncan - destruindo no ataque, enterrando até a mãe. Outro fator para a série será Jason Richardson, ele vai ter que defender Ginobili e ser útil no ataque, se J-Rich começa 'quente' no ataque, é vitória do Suns, senão, as coisas complicam. Poderia ficar aqui falando de todas as variáveis possíveis e imagináveis para a série, mas essas são as mais importantes, as mais decisivas.

Quando eu comecei a ver jogos da NBA, foi bem na época daquela série de 2006/07 que o Suns ficou no quase. Depois, teve a de 2007/08 que o Suns mal durou, e que parecia que Boris Diaw tinha acordado pra vida de novo. eu estou 0-2 contra o Spurs. Vamos ver se nesse ano dá pra diminuir a diferença.

A série começa na segunda, dia 3 às 23h30 do horário de Brasília. GO SUNS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário