quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Perguntas a responder [1]

Dias antes de começo de temporada é um marasmo só, todo mundo querendo bancar a Mãe Dinah e dizer quem vai ser o MVP, o MIP, o ROY, são tantas siglas e previsões que a gente fica até tonto. Como não podia ser diferente, vou fzer algumas aqui também, mas focar mais nas perguntas que cada jogador do Suns tem a responder para os fãs do que ficar falando que nesse ano veremos o Nash enterrando e o Amaré defendendo. Como são 13 jogadores, vou dividir o post em mais de uma parte para a leitura não ficar tão sacal.

Steve Nash
Pergunta: Conseguirá Nash manter o rítimo e enganar a idade?
Resposta: Muitos disseram que Steve é um armador em decadência, por ter sido essa a primeira temporada desde sua volta ao Suns que o bi-campeão do MVP não conseguiu a média de mais de 10 assistências por jogo, além de ter marcado menos que nas temporadas passadas. No entanto, acredito sim que Nash vai conseguir manter o seu ótimo rítimo, é só checar as estatísticas dele: durante os primeiros meses com Terry Porta como técnico, os números de Nash foram lá em baixo, tanto em pontos, quanto em assistências.

Com a saída de Porter e a chegada de Alvin Gentry, além da contusão de Amaré Stoudemire, Nash teve que jogar mais para o time continuar pontuando, e em Março ele chegou a fazer 20 pontos por partida. Mesmo a pontuação média tendo caído para 16.4 em abril, Nash acertou mais de 60 por cento dos seus arremessos, além de 58 por cento nos arremessos de três. Algum armador aí fez isso em menos de 30 minutos por partida em algum mês? Eu acho que não. Com o Suns voltando a correr e a volta de Stoudemire, as coisas só tendem a melhorar.

Louis Amundson
Pergunta: Conseguirá Amundson tempo em quadra com a chegada de Earl Clark e Channing Frye?
Resposta: Amundson é um raça pura, ele defende, pega rebotes ofensivos, tira jogadores de quadra (alou, Nenê e Zach Randolph) enfim, ele arranja algum jeito de contribuir sempre que está em quadra e é um dos meus jogadores favoritos do time. Todo mundo fica dizendo que o Suns não tem nenhum jogador que seja bom defensor, mas eu acredito que "Sweet Loul" provavelmente ganhará tempo em quadra exatamente por trazer isso ao time, o que, na temporada passada, originalmente se pensou que seria o papel desempenhado por Robin Lopez e que, no fim, foi a melhor contribuição feita pelo ex-técnico Porter, já que foi ele que pediu a Steve Kerr para contratar o rapaz. Então, a resposta é sim.

Alando Tucker
Pergunta: Alando está entrando na sua terceira temporada sem ter conseguido um lugar na rotação do time, será que agora vai?
Resposta: Alando é um ótimo pontuador, quem assistiu a alguma partida dele, já notou que o garoto tem a "manha", além de ter melhorado bastante nos seus arremessos de 3 pontos (uma de suas maiores deficiências, visto que ele jogada de ala de força na NCAA e costumava pontuar apenas perto da cesta). Com a suspensão de Jason Richardson, Alando terá tempo em quadra para provar que merece seus minutos em quadra. Em caso contrário, Jared Dudley, Earl Clark e Leandrinho terão tempo de sobra para atuarem enquanto Richardson não volta.

Channing Frye
Pergunta: Frye acaba de ter sua pior temporada desde que chegou na NBA. Será que a mudança de ares fará bem e ele voltará a ser o jogador que tinha um futuro promissor, como demonstrado na sua primeira temporada no New York Knicks?
Resposta: Frye traz exatamente o que o Suns precisa para jogar no Run and Gun, é versátil, tem um bom arremesso de longe, tem altura suficiente para "enganar" que é um pivô num time que, fora Amaré, praticamente contará com pontos vindos de fora do garrafão. Como dito no caso acima, depende muito, eu acredito que ele vá fazer algo entre 12 e 15 pontos por partida, pegando algo em torno de 6 ou 7 rebotes, isso caso ele seja titular, se for para a reserva, algo em torno de 8 pontos e 4 rebotes. Não chega a ser ruim, mas não é a oitava maravilha do mundo. Espero que eu esteja enganado e que o "garoto" nos surpreenda.

Jared Dudley
Pergunta: Após uma clara evolução na segunda metade da temporada passada, como Dudley se sairá com mais tempo em quadra e um papel maior nesse novo-velho Phoenix Suns?
Resposta: Dudley ainda vai roubar o lugar de Grant Hill como titular, podem escrever. Os arremessos dele têm melhorado bastante, sua defensa é melhor, ele joga com mais "raça", é um bom reboteiro, só não é Shawn Marion por não ser um atleta tão bom quanto o The Matrix (engraçado como todo mundo na liga é meio que um "Marion de pobre" e que todo mundo só sente saudade do cara quando ele sai do time, a defesa do Heat que o diga) e por ser branco. Mas se cada time tivesse um prêmio de jogador que mais evoluiu, certamente Dudley seria o meu candidato.

Taylor Griffin
Pergunta: O "outro Griffin" vai conseguir um contrato na liga? Por que o Suns só fica com o irmão ruim?
Resposta: Por motivos financeiros, a resposta da pergunta é sim, teremos Taylor Griffin no elenco do Suns em 2009/10, mas mais provavelmente para garçom de Gatorade do que para jogador de basquete. Dizem as más línguas que Taylor é, sim, um bom jogador, durão, bom defensor e com uma ética de trabalho impecável. Esperamos que assim seja e que o Suns tenha ficado com uma bela "Steal". E quanto à segunda pergunta, deve ser pra arranjar uns "clássicos novos" e mais público, já que Suns e Nets não é mais Kidd vs Nash e sim Lopez vs Lopez. E, agora, Clippers vs Suns não será também Davis vs Nash e sim Griffin vs Griffin. Belo auê publicitário.

Goran Dragic
Pergunta: Depois de Boris Diaw ter lembrado que é um hominho crescido, na temporada passada, e ter jogado com coragem e regularidade enquanto estava no Suns, Dragic veio e tomou o posto de medroso do time, será que dessa vez ele conseguiu agendar umas consultas no psicólogo e venceu a afobação que ele fica quando tá com a bola durante o jogo?
Resposta: Essa é difícil, eu não consegui ver um jogo da Eslovênia no Eurobasket com o Dragic em quadra (o maldito já tinha se machucado quando eu vi que tava dando na Sportv) e, a julgar pela Summer League, tá mais pra não do que pra sim. Dragic jogou mal os primeiros jogos e quase perdeu o posto de titular pra Zabian Dowdell. Agora, na Eurobasket, ele se machucou e não se sabe quanto tempo vai ficar de molho, até para isso o armador Dan Dickau foi chamado para o acampamento de treinos do Suns. Esperamos que a coisa seja menos grave do que aparenta e que Dragic finalmente se torne o "melhor armador do Draft de 2008 depois de Derrick Rose", como disse Steve Kerr. Tá, não é pra tanto, mas se ele segurar a onda e o Nash conseguir descansar e ter uma média inferior a 33 minutos por partida, já tá ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário