segunda-feira, 12 de julho de 2010

Leandrinho trocado

Agora que é oficial, vamos falar a respeito. O Phoenix Suns enviou Leandrinho para o Toronto Raptors em troca do ala Hedo Turkuglu. O Suns acaba de ficar menos brasileiro e mais turco, além de um pouco mais grego, já que o time adquiriu Josh Childress do Atlanta Hawks. O que isso quer dizer para o Suns?

Vamos primeiro para a troca envolvendo Hedo. Ao mandar Barbosa pro Raptors, o Suns consegue um jogador que arremessa de três, arma o jogo e tem sangue frio de decidir a partida nos momentos decisivos, além de ser um ala alto. Turkuglu teve uma temporada ruim no Raptors, mas eu acredito que ele venha a ter uma temporada tipo as que o Boris Diaw tinha no Suns, talvez fazendo uns 15 ou 16 pontos, com 4 ou 5 assistências e rebotes por jogo. Se for essa a produção dele, tá de bom tamanho. O problema é onde ele vai jogar, já que o Suns já tem Dudley e Hill para a posição de ala. Caso ele jogue ali, um dos dois vai acabar perdendo espaço, e eu prefiro que seja Grant Hill nesse caso, já que Jared Dudley defende bem melhor e arremessa de três. 

Caso Turkuglu jogue de ala de força, provavelmente será o titular, mas não conseguirá substituir os pontos que Stoudemire costumava fazer dentro do garrafão, cabendo essa função a Robin Lopez. Mas como ficaria o recém contratado Hakim Warrick? Ele jogaria só uns 15 ou 20 minutos vindo do banco? Tempo, esse é o principal problema do Suns agora, como distribuir o tempo para todos esses alas?

E esse problema é o mesmo com Josh Childress, ele vem para ser o substituto de Leandrinho, jogando atrás de Jason Richardson. Ele é um ótimo defensor e bastante atlético. Quando estava na NBA, não costumava ser um bom arremessador, e parece que as coisas não melhoraram muito na Europa. Talvez Robert Sarver esteja pensando já na próxima temporada, quando o Suns tiver que reassinar com Jason Richardson, caso não consigamos, já temos o substituto.

Enfim, com essas duas aquisições, o Suns estará de alguma dessas maneiras na próxima temporada:

PG: Steve Nash/Goran Dragic
SG: Jason Richardson/Josh Childress
SF: Grant Hill/Jared Dudley
PF: Hedo Turkuglu/Hakim Warrick
C: Robin Lopez/Channing Frye

Dessa forma, teríamos o point forward no lugar do ala de força, com o único jogador de garrafão em Robin Lopez. A defesa da área pintada ficaria comprometida, já que Turkuglu não é bom defensor de garrafão. O banco seria bastante forte e atlético, mesmo com Dudley, que pula menos que eu.

ou...

PG: Steve Nash/Goran Dragic
SG: Jason Richardson/Josh Childress
SF: Hedo Turkuglu/Jared Dudley
PF: Hakim Warrick/Grant Hill
C: Robin Lopez/Channing Frye

No caso da segunda opção, a o time reserva do Suns fica mais Run and Gun, mas ainda assim com uma boa defesa, mas um pouco baixo demais por usar Hill como ala de força. O problema dessa opção é que a defesa do time titular será seriamente comprometida, já que Turkuglu não é lá essas coisas, Warrick é magricela demais para lutar contra os PFs mais fortes da liga, Richardson tá no nível do turco e Nash é o Nash. Só Robin Lopez se salva nessa.

Eu não sei se vocês notaram, mas o principal defeito dessa troca é a defesa do time titular, que fica bem fraca de qualquer forma. Se eu fosse o técnico, daria uma mexida, talvez botando Childress como defensor titular, apesar de um reserva de 14 milhões de dólares ser uma afronta. Bom, eu não sei, ainda teríamos Earl Clark para tentar alguns minutos, mas ele talvez seja trocado nessa temporada, já que está jogando bem mal na Summer League. Outro jogador da Summer League é Gani Lawal, esse está bem, mas provavelmente vai passar a temporada toda brincando na D-League, já que não vai ganhar minutos no time titular da maneira como estão as coisas.

Enfim, o resumo do post é: não sei se essa troca foi boa mesmo, eu queria um jogador mais tradicional pra ala de força, Josh Childress foi um negócio de gênio, mas acho que talvez conseguíssemos algo melhor para a vaga de ala do Suns. Pelo menos agora o time está mais profundo do que há alguns dias, e Nash provavelmente vá ganhar mais tempo de descanso do que nunca nessa temporada.

Em breve uma retrospectiva da carreira de Leandrinho e o que o aguarda no Raptors com seu ex-companheiro de Suns Boris Diaw, que também foi pra lá.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Knicks recebe Amar'e via sign and trade

E não foi que aconteceu o que nós havíamos escrito aqui ontem? O Phoenix Suns trocou Amar'e Stoudemire para o Knicks por Cap Space mesmo. Segundo o agente de STAT, Happy Walters, o Knicks vai receber o craque e o Suns a trade exception. O que será feito com ela?

Bom, primeiro, o Suns enviará 4 milhões dos 16,5 milhões dela para o Bulls em troca de Hakim Warrick. Frye assinará a mid-level exception com o Suns, nos deixando ainda com 12 milhões e meio para manobras. Combinado com o salário de Leandrinho, o Suns teria, em teoria, até 19 milhões em salário para receber. Se o Suns quiser ficar abaixo da cap, tem o salário de Leandrinho e 4 milhões, ou seja, 11 milhões de dólares para receber salários em troca e ainda ficar abaixo do teto salarial. Para que isso aconteça, o time tem que renunciar da trade exception de Stoudemire. Seja como for, temos muitas opções para conseguir algum reforço para o time.

Liderando os sonhos dos torcedores está David Lee. Além dele, poderíamos perguntar por Al Jefferson, Anthony Randolph, Mareese Speights, Andre Iguodala, dentre outros. Tudo começará a se desenrolar melhor depois de hoje às 10 da noite, quando LeBron anuncia finalmente se vai pra Nova Iorque, Maiami, Cleveland ou sabe-se lá pra onde em vez dessas cidades.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mais notícias do Suns

Segundo informações postadas ontem pela internet, o Cleveland Cavaliers está interessado no ala-armador Leandrinho do Suns. Ao que tudo indica, foi oferecido um pacote envolvendo Delonte West e Jamario Moon, o primeiro com um contrato não garantido pra essa temporada e o segundo com um contrato que acaba no fim dela, dando ao Suns mais flexibilidade salarial para o ano de 2011. É interessante? Olha, eu sinceramente acho que não. Leandrinho ainda é capaz de ter partidas monstruosas, ainda mais se Jason Richardson se machucar, o Suns não teria ninguém que consiga fazer pontos explosivamente como ele, e teríamos que depender apenas da defesa para vencer partidas, agora que os pontos do garrafão do Suns praticamente foram embora com Stoudemire. 

Além disso, caso os dois fossem mantidos, só seriam interessantes para melhorar a defesa, mas comeriam possíveis minutos de Dragic, que provavelmente vai ter uma temporada muito boa no ano que vem. Eu chuto que ele vá ficar com 12 ou 13 pontos por partida e cerca de 4 assistências, passando dos 20 minutos para dar descanso a Steve Nash.

Outra notícia era que o Suns tinha proposto ao Knicks uma sign and trade de Stoudemire por David Lee. Como o Suns ainda tem os direitos de STAT, o Knicks pode economizar um pouco de dinheiro no contrato (não entendi direito porque, mas parece que o aumento no salário atual que o Suns pode dar a Amare é menor do que o que ele receberia num contrato novo, mas como os aumentos que o time que detém os direitos do jogador são maiores do que os de um contrato novo, os valores se compensariam no longo prazo, assim o Knicks teria alguns dólares a mais para gastar na folha salarial desse ano preenchendo as vagas de free agents). Caso isso acontecesse, o Suns estaria praticamente onde parou no ano passado em nível de talento. Tá certo que Lee ainda não está (e provavelmente nunca estará) no nível de Stoudemire ofensivamente, mas ele é muito mais esforçado que STAT na defesa e nem se compara nos rebotes. Com Warrick vindo do banco, o Suns teria uma combinação muito forte de garrafão junto com Frye e Lopez, continuando entre os melhores times do Oeste. 

Para que isso aconteça, tudo depende de quanto o ala vai demandar e se o Knicks vai fazer esse favor ao Suns. Caso isso aconteça, o Suns receberia David Lee e uma trade exception no valor da diferença dos salários. Para assinar com Warrick, o Suns mandaria parte dessa exceção para o Bulls em troca de Warrick (e talvez uma escolha de segundo round ou algo do tipo para fazê-los cooperar) e todos ficariam felizes. Como nada foi informado sobre o andamento das negociações hoje, acho que só teremos alguma notícia amanhã ou na sexta sobre isso, então resta sermos pacientes.

Fora isso, nada de novo sobre Amundson ou Kurt Thomas, mas assim que os Free Agents puderem assinar com os times essas incógnitas vão se resolvendo uma a uma.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais notícias sobre free agents e rumores

Segundo o NBA Websportiva, o atual jogador do Boston Celtics, Rasheed Wallace, estaria reconsiderando sua aposentadoria, visto que o time renovou com Paul Pierce e com o técnico Doc Rivers. Isso provavelmente inviabilizaria a troca que havia surgido nos rumores há algum tempo, onde o Celtics mandaria Sheed e mais alguma coisa para o Suns em troca de Leandrinho. Como é esperado que o brasileiro seja trocado nessa temporada devido ao crescimento de Goran Dragic e ao seu alto salário (7 milhões de dólares), o Suns provavelmente procurará novos time, mas nada de mais concreto surgiu nos canais de rumores ainda

Fora isso, o Suns estava interessado em renovar com Louis Amundson, mas pelo interesse demonstrado de vários times, o preço que o ala de força demandará provavelmente será mais alto que o time está disposto a pagar. É uma pena, já que eu acho que nós devemos um punhado de jogos no ano passado à energia que ele demonstrou em quadra. Eu não faço idéia de quanto o Suns ofereceu a ele para já ter caído fora da briga, mas não deve ter sido muito mais do que o mínimo, apesar de eu achar que um jogador como Louis não deva custar mais do que 2 milhões por temporada ao time (exatamente o que falta para o Suns completar a cap).

Para suprir o lugar de Amundson, o time estaria procurando acertar um contrato com o ex-jogador do Suns Kurt Thomas, um veterano mais velho que Grant Hill e Steve Nash (!!!!). Thomas é conhecido por jogar fisicamente e ser um ótimo defensor e bom reboteiro, e provavelmente entraria pro time para servir mais de tutor a Robin Lopez e Gani Lawal do que jogar de verdade. Num time que está cada vez com mais jogadores novos, a presenta de veteranos é importante para guiar no crescimento desses jogadores novos. E vai que ele também tenha um ou outro jogo bom durante a temporada regular, já vai valer o investimento.

domingo, 4 de julho de 2010

As últimas notícias

Como todo mundo já deve ter visto, Hakim Warrick assinou com o Suns por 4 anos, o que aparenta ser o sinal de que o time não vai renovar com Stoudemire. Segundo informações de outros sites, Warrick tem várias habilidades semelhantes às de Stoudemire, incluindo o arremesso de média distância, a habilidade de finalizar em torno do aro e a defessa ruim. 

Onde ele não corresponde a STAT é no seu porte físico. O rapaz tem cerca de 15kg a menos que Stoudemire, sendo 'magrelo' demais para jogar de Power Forward. Aí fica a dúvida, ele vai jogar de ala ou ala de força? Quem vai ser o titular, ele ou Frye? Ou será que Earl Clark mostra que melhorou mesmo nessa temporada que ele passou treinando e assume a titularidade?

Eu acredito que Warrick comece a temporada como ala de força titular, mas que provavelmente Earl termine como o titular, e Frye sempre vindo do banco, como no fim da temporada passada, onde ele jogou muito bem assim. Falando em Earl Clark, a Summer League já vai começar, com a primeira partida sendo no dia 9, na sexta. Eu assinei o pacote de transmissão e vou comentar as partidas e falar sobre os jogadores do Suns que forem destaque durante a competição.

Outra notícia é a de que o Celtics andou procurando o Suns e fazendo uma oferta por Leandrinho. É sabido que o jogador provavelmente fosse trocado nessa off-season, já que recebe demais (7 milhões) para jogar de menos (menos de 20 minutos por jogo). O Celtics teria oferecido Rasheed Wallace, que, dizem os rumores, vai se aposentar, tendo seu contrato totalmente removido da folha salarial do Suns, e mais algum outro jogador. Se esse outro jogador oferecido fosse ou Nate Robinson (que é um Barbosa com 20cm a menos) ou talvez Tony Allen, eu acharia a troca interessante, mas apenas alívio na folha salarial pelo Leandrinho é pouco demais.

Fora isso, como todo mundo já sabe também, Amaré vai pro Knicks, e a gente precisa dum logotipo novo, já que 1/4 dele não está mais no Suns. Aliás, aí vai uma pergunta pros leitores: quantos quartos do logo vocês acham que terminam no Suns nessa temporada? Eu acho que se um quarto terminar já é demais, talvez o Suns comece realmente um processo de renovação forte nessa temporada, trocando Nash e Hill para times que têm chances reais de ganhar alguma coisa e conseguindo jogadores novos e talentosos (não que os do nosso banco não sejam, mas falta aquela etrela no time para ele ser considerado de elite).

Enfim, essa será uma temporada que, ou o Suns faz algo como um 2005-2006 "remake" ou o time finalmente é implodido e reiniciado.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O primeiro free agent

E foi dada a largada para o começo do período de assinar com free agents. O Suns tem três jogadores que foram indispensáveis para a campanha do ano passado nessa situação, Amare Stoudemire, Channing Frye e Louis Amundson. Bom, não precisamos nos preocupar com um dos três, já que Frye e o Suns chegaram a um acordo que tornará o nativo de Nova York 30 milhões mais rico.

O contrato durará por cinco anos e deixa o Suns com uma fração quase mínima da Mid Level Exception (cerca de 5 milhões e 800 mil dólares no primeiro ano de contrato) para gastar. Até o momento, não há nenhuma indicação de que o Suns vá reassinar com Louis Amundson, ainda mais depois de draftar Gani Lawal, um jogador que, 'dizem os experts', tem características de jogo parecidas com ele.

Caso o Suns não conseguisse reter os serviços do "pivô que chuta de três", havia rumores que o time iria atrás de jogadores baratos que desempenhassem "mais ou menos a mesma função"... como Mark Blount e Brian Scalabrine. Se alguém realmente acha que a gente pagou demais por um jogador unidimensional, foi pagar pra não se incomodar com essas bombas. E outra coisa interessante, Robert Sarver não estava sendo chamado de unha de fome, turrão, etc? É um contrato bem ousado pra um sovina como ele.

Enfim, dessa forma, o Suns já tem um ala-pivô titular pro caso de Stoudemire sair do time. Não é do mesmo nível, mas foi um jogador fundamental para a campanha do ano passado, quando ganhou algumas particas acertando um arremesso de três atrás do outro feito louco.

Sobre Stoudemire, as notícias estão variando demias para dar uma opinião sincera. Eu não acho que ele fique, mas se esse for o caso, seria bom se o Suns conseguisse o melhor retorno possível, talvez mandá-lo pro HEAT por Michael Beasley, ou algo do tipo. Caso ele fique, o time da campanha passada está quase intacto, faltando reassinar apenas com Louis Amundson, que talvez não tenha o contrato renovado pelo desejo de dar mais tempo de quadra ao secundarista Earl Clark. Vai que ele tem um salto de produção como Dragic e Lopez tiveram no ano passado?

Edit: Acabei de ler que 12 times procuraram Louis Amundson até o momento, incluindo o Suns. Quanto tiver mais novidades sobre o assunto, eu posto.