domingo, 5 de julho de 2009

O que pode vir a acontecer com o Suns

Preparei alguns cenários possíveis para o Suns em 2009 baseados nos últimos rumores que andaram movimentando a vida do time ultimamente. A primeira de todas, seria a troca envolvendo Amaré e o Warriors já foi analizada neste post. Pra não ficar repetindo coisas, vamos para a que poderia trazer Tyson Chandler para o Suns por Ben Wallace e depois sobre como o Suns pode ficar após o encerramento do período de contratações dos Free Agents.

Tyson Chandler para o Suns:

Essa seria demais, o Suns mandaria Ben Wallace para o Hornets e receberia o pivô Tyson Chandler, que certamente teria um impacto muito positivo na defesa do time. Esta troca, basicamente, seria ganhar o Chandler do Hornets, já que o Ben Wallace virou reserva até pro Anderson Varejão, que, infelizmente para o nosso país, não passa de um role player que defende e pega rebotes bem.

Chandler não seria uma grande arma no ataque, visto que a maioria dos seus pontos vêm de alley-oops e rebotes ofensivos, mas o Suns não precisa de mais pontos, dentro do garrafão: o Amaré já consegue botar 26 por noite se precisar, mesmo que o Chandler faça algo entre 8 e 10, já seria muito bom.

Mesmo não sendo um grande pivô ofensivamente, o camisa 6 do Hornets viria para garantir uma posição intimidadora dentro do garrafão do Suns, para pegar rebotes e para distribuir tocos, e servirá como modelo para o secundarista Robin Lopez, já que ele foi draftado exatamente para fazer o mesmo. Com Chandler, teríamos também mais rebotes ofensivos, quesito que, mesmo num ano em baixa, Tyson teve média de 3.3 por noite, quase 50% a mais do que o líder do Suns na temporada passada, algo muito valioso para um time que provavelmente irá arremessar bastante de 3 pontos.

Com ele no time, esta provavelmente seria a rotação de jogadores:

PG: Nash/Dragic
SG: Richardson/Barbosa/Tucker
SF: Dudley/Clark/Griffin
PF: Stoudemire/Amundson
C: Chandler/Lopez

Um time que não ganha campeonatos, mas que certamente chega nas playoffs, ainda mais se realmente mostrar que sabe defender (tá, eu sei que eu tô sonhando alto aqui).

Como ainda é um rumor, esta troca pode não acontecer por alguns motivos bem simples: O Suns tá afundado na Luxury Tax, isso é um fato. Robert Sarver quer cortar gastos no time, isso é outro fato. Será mesmo que ele iria perder a chance de comprar o contrato do Wallace e economizar uns bons trocados em vez de pegar um pivô que não tem um histórico médico muito bom e certamente não é o jogador que vai fazer a grande diferença para o time?

Eu não sei muito bem o que pensar a respeito, se apoio ou não essa troca por um simples motivo: o Suns vai melhorar, mas ainda vai estar longe de ser o time que vai trazer um título pra casa, e se é para recomeçar, que implodam o time de uma vez mandando o Amaré pra longe e o Nash também (e não me matem, me parte o coração dizer isso, ele é o meu jogador favorito há anos), escolhendo a nova "estrela" do time e montando um grupo voltado para ela, e não ficar tomando decisões paliativas como essa. Se for pra ter um pivô que defenda bem, pegue rebotes e faça uns pontinhos na base das enterradas, dá espaço pro Robin, ele mal ganhou tempo em quadra na temporada passada, deixa o guri jogar e aprender a jogar direito na NBA. Em algumas partidas, ele se portou bem, como na última do ano, em que ele fez 7 pontos e pegou 7 rebotes vindo do banco. Nesse caso, voltando ao assunto deste post, acho melhor pegar o Channing Frye de Free Agent e mantê-lo no time "do futuro" e usar a seguinte configuração de time:

PG: Nash/Dragic
SG: Richardson/Barbosa
SF: Dudley/Clark/Tucker
PF: Frye/Amundson
C: Stoudemire/Lopez

O que deixaria o time com um espaçamento invejável, já que os 4 jogadores teriam alcance de três pontos (Nash, Richardson, Dudley e Frye) e o Amaré teria espaço de sobra no garrafão para patrolar meio mundo. Caso o time precisasse apertar na defesa, era só colocar o Amundson ou o Lopez pra jogar e voltar o Amaré pra PF.

Enfim, talvez seja até uma boa pegar ele e usar como moeda de troca, já que um pivô que sabe defender e pegar muitos rebotes é bastante valioso na liga (imaginem pegar ele agora e depois trocar pro Thunder, por exemplo, por alguma escolha de draft). Mas isso já é especular em cima de uma especulação e eu vou parar por aqui senão o post não acaba mais.

4 comentários:

  1. Dudley jamais será titular nesse time.

    Barnes e Clark tem muito mais chances...

    ResponderExcluir
  2. O Barnes não foi procurado pelo Suns para renovar ainda. Talvez nem fique no time, por isso que eu não tô citando ele no artigo.

    ResponderExcluir
  3. Tipo, caso não renovem com o Barnes e não tragam o Odon, acho que o Richardson irá pra SF, e o Leandrinho será o SG titular, mas claro, só se nenhum Free Agent chegar ou nenhuma troca seja concretizada e que traga algum SF, o que acho dificil, já que o Amare está sendo leiloado.

    ResponderExcluir
  4. Aí o Suns vai levar 180 pontos por partida. Ia doer nos olhos.

    ResponderExcluir