sexta-feira, 13 de novembro de 2009

10 jogos depois...

Começa hoje uma série nova no PHX Suns BR, a cada 10 jogos, vou fazer algumas análises sobre o desempenho do time e de seus membros e trazer alguma estatística que eu ache interessante, pois viver só de análises e notícias no blog é chato demais. Então, sem mais demora, vamos lá:

Desempenho:

Os jogos:


Não é novidade pra ninguém que o Suns começou a temporada muito melhor do que o esperado, com 8 vitórias e 2 derrotas, o time de Arizona ocupa o segundo lugar da conferência oeste, atrás apenas do Los Angeles Lakers, que derrotou o Suns na madrugada de quinta para sexta.

Ataque:

Com um poderoso e eficiente ataque, o Suns está com a melhor média de ataque da NBA com 111.3 pontos de partida em eficientes 49% de aproveitamento de quadra (pior apenas do que o Celtics) e 46.2% em arremessos de três pontos (pior apenas que o Cavaliers, e melhor em 3 pontos do que 17 times da liga em arremessos de quadra). O único ponto em que o time está devendo no ataque - e muito - são os lances livres, onde o Suns tem convertido menos de 70% das tentativas, mesmo tendo trocado Shaquille O'Neal antes do começo da temporada, conhecido como um péssimo jogador na linha de lance livre.

Defesa:

A defesa do Suns não está funcionando como o desejado. É verdade que há uma melhoria em relação à temporada passada, mas a defesa do Suns é bastante inconsistente. Tem jogos em que ela funciona bem e os times acertam algo entre 38 e 44% dos arremessos tentados (New Orleans e Washington, por ex) , mas há jogos, como o contra o Sixers ou contra o Celtics, em que o Suns "abre a porteira" e os times marcam 50% ou mais dos arremessos. Se o time vai correr, ótimo, é natural que o Suns vá sofrer bastante pontos (como tem sofrido 107.1 por partida) mas que pelo menos reduzam a porcentagem de arremessos acertados do time adversário para um valor na casa dos 43~44% do total, pois isso já vai ajudar bastante.

Num quesito que a defesa do Suns vem surpreendendo, de maneira positiva, é no quesito de rebotes. Após serem destruídos na pré-temporada, o Suns está em nono lugar na NBA em rebotes pegos, com 43.4 rebotes por partida, estando com um saldo positivo em relação a seus adversários, mesmo jogando com um time menor do que o adversário em boa parte dos jogos. No quesito tocos e roubadas, o Suns não está tão mal assim, tendo 4.6 tocos por partida e 5.1 roubadas por partida, mas está com saldo negativo em relação aos adversários.

Destaques do time:

Além de um Steve Nash rejuvenescido, o Suns também tem contado com mais alguns destaques, e surpresas, nesse começo de temporada. O banco de reservas do Suns entrou muito bem na maioria dos jogos até agora, tendo, inclusive, buscado alguns jogos que eu achei que estariam perdidos. Infelizmente, Leandrinho se machucou e ainda não voltou a jogar como no começo da temporada (quando ele estava fazendo 20 pontos por partida e ninguém conseguia parar nosso brasileiro favorito na NBA).

Amaré Stoudemire tem provado para os criticos que sua carreira não acabou após o machucado sério que ele teve no olho na temporada passada. Mesmo tendo voltado um pouco longe da forma desejada, STAT continua liderando o Suns em pontos por partida. Aliás, seu começo de temporada tem me lembrado o começo da temporada de 2007/2008, quando ele também começou o ano de forma lenta e terminou em quinto na votação para MVP, tendo média de 29 pontos e 9 rebotes após o All Star Break

Jason Richardson e Grant Hill também começaram a temporada bem, o primeiro tendo jogado extremamente bem na sequência de 4 vitórias do Suns, acertando arremesso de três atrás de arremesso e o segundo surpreendendo todos como o melhor reboteiro do time até o momento, com cerca de 8 rebotes e meio por partida.

Até o momento, o melhor reserva do Suns tem sido Jared Dudley, na opinião desse humilde autor. Com cerca de 22 minutos em quadra, o camisa 3 tem anotado boas médias e trazido muito mais do que os números podem computar. Jared tem sido um tormento para seus adversários na defesa, tendo, inclusive, recebido duas ou três faltas simplesmente por eles terem "perdido a cabeça" e metido a porrada no ala do Suns que vem até sendo chamado de o novo Bruce Bowen, título que eu não ficaria muito orgulhoso de receber, pois eu não vi o Jared dando vuadeiras em ninguém ainda. No jogo contra o Sixers, lembro de o narrador ter enchido o saco repetindo que Jared não era bom arremessador de três pontos, pois ele estava com apenas 29% convertidos até então. Pois desde aquela partida, Jared está "pegando fogo" e melhorou sua porcentagem para assombrosos 47% em arremessos de três, quase dois rebotes ofensivos e 1.3 roubadas de bola, liderando o time nesse quesito, mesmo vindo do banco. Então, vai pra ele o título de sexto homem do Suns até o momento.

Além dele, Louis Amundson e Goran Dragic estão melhores do que no ano passado. Dragic finalmente está jogando sem medo e, inclusive, jogando muito melhor do que eu imaginava que ele iria, após jogar mal pra caramba na pré-temporada. Para comparar sua evolução, vamos pegar as estatísticas de assistências e desperdícios de bola (apesar de ele estar acertando bem mais arremessos do que na temporada passada, outro sinal da evolução). Dragic aumentou em cerca de 75% suas assistências jogando apenas 2 minutos a mais por partida, enquanto que os desperdícios aumentaram 35%, menos do que a metade do aumento, eo "ratio" de assistências por turnovers ficou em 1.88 , próximo aos 2 recomendados para os armadores, mas ainda 1 ponto distante de Steve Nash. Amundson tem jogado cerca de 3 minutos a mais do que na temporada passada, mas aumentou a quantidade de rebotes defensivos e ofensivos que tem pego por partida, além dos pontos e tocos.


Para completar o time titular, Channing Frye começou a temporada muito bem, mas tem "esfriado" um pouco desde então, com suas porcentagens de arremessos de três caindo a praticamente cada jogo e seus pontos também flutuando bastante. Com 10 jogos, Frye está com cerca de 13 pontos e aproveitamento de 43% nos arremessos de três, melhor do que muita gente imaginava, mas como eu disse, ele começou a temporada acertando mais da metade, vamos ver se no próximo capítulo de "10 jogos depois" ele terá melhorado, continuará com a tendência atual ou seu aproveitamento nos arremesos cairá.

E para completar o time reserva, Earl Clark tem recebido miutos em boa parte dos jogos, tendo sido peça importante de algumas vitórias, mas jogando inconsistentemente em várias outras partidas, o que tem refletido no seu aproveitamento de arremesos em quadra de 38%. Conforme a temporada continua, acredito que ele vá se acostumar melhor ao ritmo da NBA e ganhará mais espaço. Acredito que ele vá "disparar"  mesmo após o All Star Game, então, ainda temos vários jogos para vê-lo ganhando 20 minutos numa partida e 3 na seguinte.

Líderes até o momento:

Pontos: Amaré Stoudemire - 18.1
Rebotes: Grant Hill - 8.2
Assistências: Steve Nash - 11.8
Roubadas: Jared Dudley - 1.3
Tocos: Louis Amundson - 1.1
Porcentagem de quadra: Louis Amundson - 57.1%
Porcentagem de três: Steve Nash/Jason Richardson/Grant Hill - 50%
Plus-Minus: Channing Frye

Nenhum comentário:

Postar um comentário