segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Você Sabia? Hedo Turkuglu quase foi pro Suns em 2004

Pois é, em 2004, o último ano em que o Suns teve bastante cap-space para gastar com bons free agents, o Suns quase assinou com o atual ala do Toronto Raptors, Hedo Turkuglu. Aquele Suns seria certamente o melhor quinteto inicial sob o comando de Steve Nash, com ele e Joe Johnson como armadores, Marion, Turkuglu como alas e Amaré Stoudemire como pivô.

Aliás, caso o Suns não tivesse trocado a pick deles daquele ano teria um ótimo banco de reservas, com Luol Deng (atual ala e melhor jogador do Chicago Bulls enquanto Derrick Rose ainda não lembrou como jogar basquete), Leandro Barbosa, Casey Jacobsen/Jim Jackson e Steven Hunter na reserva, talvez até passando do San Antonio Spurs nas finais do oeste, onde eles perderam para o futuro campeão da temporada por 4 jogos a 1.

Mas como a vida não vive de "e se...", vamos à história de como o primeiro turco a jogar na NBA quase jogou no Suns. Nesse ano, a procura por reforços foi meio na base das segundas opções. O Suns tinha em mente contratar Kobe Bryant como reforço, mas logo deram-se conta de que não conseguiriam assinar com ele e foram buscar Steve Nash (que jogou duas temporadas no Suns antes de ser trocado para o Mavericks e se tornar um dos melhores armadores da NBA) para a armação.

Após isso, o Suns queria contratar Mehmet Okur, que - naquele momento - era agente livre restrito do atual campeão Detroit Pistons, mas esse recebeu uma oferta de 50 milhões por 5 anos do Utah Jazz, time em que joga até os dias de hoje, e o Suns voltou-se para Hedo com uma oferta de 5 anos e 30 milhões. O trato estava praticamente fechado, faltando apenas a assinatura do jogador, que estava marcada para as 7 horas  da noite do mesmo dia em que eles se reuniram para acertar os valores e no dia seguinte o Suns daria uma conferência para a imprensa anunciando a contratação do ala. Mas quis o destino que, às 5 da tarde, o empresário de Turkuglu ligasse para o então GM do Suns Bryan Colangelo informando que o Orlando Magic tinha oferecido um contrato de mesma duração, mas com o valor de 36 milhões, o qual foi rejeitado por Colangelo, que acabou assinando com Quentin Richardson, que viria a ser trocado na temporada seguinte  junto com Nate Robinson - por Kurt Thomas.

É interessante lembrar que, na temporada atual, Turk também firmou compromisso com outro time (o Blazers) para depois mudar de idéia e assinar com o Toronto Raptors, mas, segundo ele, dessa vez foi por causa do local onde o time estava instalado. No caso do Suns, foi por causa da rescisão de contrato que ele havia feito com o time que jogava na Europa em 2000, apesar de ter voltado a falar com o Suns antes de assinar com o Magic.

É interessante como o Suns deixou passar essa oportunidade para assinar, na temporada seguinte, a extensão de contrato de Boris Diaw por um valor superior ao pago por Turkuglu, apesar deste ter tido temporadas mais regulares que o Francês e o Suns ter trocado Diaw e Raja Bell (que foi trocado hoje pelo Bobcats junto com Radmanovic por Stephen Jackson) por Jason Richardson, que recebe praticamente a mesma coisa que Joe Johnson recebe atualmente, e que não foi renovado no Suns por razões financeiras. Ele disse que queria um contrato alto ou ser trocado para o Atlanta Hawks, essa troca rendeu Boris Diaw (que nos rendeu Jason Richardson e Jared Dudley) e duas picks, que viram a ser Robin Lopez (que quase foi Al Horford, pois a pick era protegida até a terceira escolha no draft de 2007) e Rajon Rondo (que provavelmente vai ser All Star nesse ou no próximo ano) e que foi mandado para o Celtics de graça.

Mas chega de "e se..." porque se eu for ficar me lamentando da quantidade de burrices que os GMs  anteriores (ou do mão de vaca do Robert Sarver, dono do time, que vive mandando eles cortarem custos) fizeram para não pagar contratos de novatos que viraram ótimos jogadores longe do Suns, esse post não acaba antes de eu enfartar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário