terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Suns: implodir ou não?

Nas últimas semanas, estivemos sendo bombardeados de rumores de troca envolvendo Amaré Stoudemire. Eu inclusive analisei várias idéias de trocas, mas não consegui imaginar todas, já que umas novas andaram pintando. Amaré não deixou por menos, em Phoenix seu desempenho foi pífio nos últimos tempos, ninguém acreditava mais nele e já tavam até querendo trocá-lo pelo Zé Ninguém do JJ Hickson e um autógrafo do LeBron (outro, pra juntar com a coleção que veio junto o Ben Wallace e o Sasha Pavlovic na troca do Shaq), mas foi ele sair de casa que conseguiu botar a cabeça no lugar e emplacar uma série de ótimos jogos e performances monstruosas, além de aparecer nas notícias dizendo que talvez não sairia do contrato atual para um novo depois de metade do mundo dizer que ele valia algo em torno de 12 ou 13 milhões por temporada.

Eu não acho que a questão seja o Amaré, ou apenas ele, mais do que tudo, a questão é a seguinte, o Suns deve ou não apertar o botão de implosão? Desde o começo da temporada, nós sabíamos (ou deveríamos nos lembrar) que ela seria cheia de altos e baixos. Como o destino é muito filho da puta, ela começou lá em cima, ninguém esperava que o Suns começasse ganhando 14 das primeiras 17 partidas. Ninguém esperava que Channing Frye começasse a temporada acertando até arremesso de 3 até com a canhota, muito menos Steve Nash e Grant Hill renascendo, nem Goran Dragic jogando tão bem (pelo menos estatisticamente) quanto Derrick Rose. Em suma, a única coisa que a gente esperava era que o Steve Kerr certamente faria mais alguma burrada durante a temporada, como já é de praxe.


Mas aí veio a descida, e ela foi daquelas de montanha russa da Universal, Channing Frye errou tudo, Leandrinho se quebrou, Jared Dudley, Jason Richardson e Grant Hill se esqueceram como se joga basquete (só lembravam de pegar rebotes pra dizer que fazem alguma coisa) e Stoudemire esquecei onde fica o botão de pular pra pegar rebotes (L1 + Y ou triângulo, dependendo do gosto do freguês) e as derrotas começaram a se empilhar, assim como os rumores, a nossa preocupação e todos os meus posts rabugentos.

Como nenhuma descida é sem fim, o time venceu 5 jogos seguidos e está em boa fase agora. Amanhã tem um jogo contra o Blazers para provar que a fase é boa e acabar com a freguesia estabelecida desde a temporada passada. Mas mesmo assim, temos um Suns que ainda está em transição. O time tem belas peças, como Robin Lopez, Goran Dragic e Jared Dudley. Eu não sei se Channing Frye continuará no time após essa temporada (aliás, acho difícil ele aceitar 2 milhões pra o que ele mostrou que joga, é MLE ou nada pra ele) mas seria muito bom. Stoudemire também é uma incognita, mas está mais com o pé fora (talvez mais por "vontade" da imprensa do que a dele) e eu acho que seria a hora de aproveitar e trocá-lo pela melhor proposta possível para construir um time com uma chance de verdade de ganhar um campeonato.

Enfim, a questão agora (e essa fica pros leitores) é: o que fazer agora? Continuar como está e ter que ficar ouvindo "eu avisei" a cada derrota do time ou implodir ou ver o time jogando e perdendo (mas que não chegue ao ponto de jogarem como o Nets, senão eu começo a torcer pro Bobcats e esse blog vira o Bobcats Basil)?

A resposta, como eu disse, é de vocês

2 comentários:

  1. gostei do post...o suns , apartir do ano que o nash se aposentar e o amare sair de lah....seria bom para o suns começar a jogar em jogo com defesa forte....sou a favor da troca do leandrinho(seria bom para os 2 lados) pois o leandrinho n sab defender mas sab jogar em velocidade e pode ser aproveitado em varios time que corre e tbm defende umpokin e ainda mete umas bolas de 3 se deixar.....entao.....o suns deveria começar a formar uma base com dragic, dudley , lopez(como 6 homem)e investir em um jogo de campeao que ontem tem um bom ataque e uma boa defesa....

    ResponderExcluir