segunda-feira, 8 de março de 2010

Férias

O Phoenix Suns está de férias. Depois da batalha que foi o jogo do sábado contra o Pacers, temos até a sexta para que o departamento médico opere milagres em Steve Nash, Goran Dragic e Leandro Barbosa, com um extra se conseguirem manter Grant Hill da maneira como ele tem jogado nos últimos jogos.

Nash vem jogando muito aquém do que costuma há várias partidas. Desde o começo de março, ele vem anotando 9.8 pontos por partida e 10.8 assistências. Suas habilidades de passe não são tão limitadas assim pelas dores nas costas e no adbodem, mas ainda assim, ele está cometendo um turnover a mais do que comparado com fevereiro (4.8 contra 3.8 do mês passado), o problema tem sido no ataque mesmo. Para um jogador que está acostumado a acertar mais de 50% dos arremessos de quadra e 40% de três, ele tem acertado 40% de quadra e 27 de três, de modo que os outros times estão deixando Nash livre e apertando a marcação em outros jogadores, como Jason Richardson e Amare Stoudemire. Na última vez que Nash teve tempo para descansar, ele voltou chutando o traseiro do 76ers (20 pontos em 8/9 de arremessos de quadra com 13 assistências), contra o Lakers, uma performance semelhante será necessária.

Continuando a lista dos quebrados, Goran Dragic provavelmente voltará em 100% da torção no tornozelo que teve no fim da partida contra o Clippers. Antes do machucado, o armador esloveno vinha tendo sua melhor fase da então curta carreira, com especial destaque para as assistências: em fevereiro, a média foi de 3.7, e nas duas partidas de março, foram 6, com Nash machucado e tendo que jogar no sacrifício, é essencial que Dragic continue mantendo o alto nível nos passes, assim como Grant Hill, para que a fluência do ataque do time não morra com Nash fora de quadra.

Quem volta também do departamento médico (e pela terceira vez nessa temporada) é o nosso conterrâneo Leandrinho. Antes de mais nada, eu tomaria um banho de sal grosso se fosse ele, pois essa temporada vem sendo uma das mais azaradas da carreira do brasileiro. Com a volta dele, o Suns ganha mais uma arma do banco, algo para compensar a queda de produção ofensiva de Nash, mas eu não sei se isso é bom ou ruim. Na última vez que ele voltou, Jared Dudley e Goran Dragic acabaram diminuindo sua produção ofensiva para que Leandrinho tivesse mais arremessos, mas ele estava convertendo poucos, resultando numa queda de produção vinda do banco. Como o nosso camisa 10 provavelmente vai voltar fora de rítimo, é bom que ele jogue poucos minutos, a menos que volte acertando tudo o que for possível contra o Lakers, mas eu acho que o time deveria reinserir o brasileiro cuidadosamente na rotação, a menos que Channing Frye seja suspenso por uma partida devido à briga que teve com Earl Watson e Danny Granger, aí é melhor um Leandrinho meia boca do que um Earl Clark que acha que é o Michael Jordan e arremessa toda bola que para na mão dele.

Como o próximo jogo é só na sexta, vou aproveitar esse tempinho extra para escrever alguns artigos sobre o time, fazer alguma avaliação que esteja faltando. Aliás, caso queiram algo em especial, deixem nos comentários que eu farei o possível para atender os leitores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário